domingo, 2 de dezembro de 2007

Exclusividades são problema ou vantagem???



Nesse ultimo mês de novembro e agora em dezembro, podem ser conferidos os ultimos capítulos da primeira temporada da série Mandrake, produzida pela HBO Brasil em asociação com a Conspiração Filmes e baseada na obra de Ruben Fonseca. A série já havia sido exibida no ano passado, porem sofreu atrasos e teve de ter sua produção interrompida e retomada quase um ano depois para terminar essa primeira temporada. Apesar dos pesares, é uma exelente série e fica evidente a falta da "mão" da Globo Filmes na produção.


Agora, isso levanta uma questão: será que essa exclusividade é vantajosa? Para alguns pode parecer óbvio que é, mas na prática talvez não seja bem assim...


Não é novidade que muitas emissoras abertas se descabelam para conseguir exibir certas produções da TV Paga, como a Globo exibiu LOST e 24 Horas. Mas séries como Mandrake deviam ter uma atenção especial, já que é uma série brasileira e tem uma abordagem completamente diferente do que o país costuma produzir. Ter exclusividade é uma vantagem para vendas? Sim, definitivamente, mas pouquíssimas pessoas chegam a conhecer de fato o programa. Eu costumo perguntar a respeito da série a pessoas que opossuem TV paga, porém pouquíssimas tem conhecimento de sua existência.


Um outro exemplo interessante é o Adult Swim, programação adulta do Cartoon Network, exibida geralmente a partir das 23hs nos finais de semana e de caráter xulo e escrachado, que já exibe produções brasileiras, e é outra exclusividade da TV paga, apesar de ser "a cara" da MTV. Já este não tem do que reclamar em termos de popularidade, já que graças a pérolas como Frango Robô, já possui fãs fiéis.


Dizem as más linguas que na verdade, o tal Adult Swim é uma imitação do Não Perturbe, programação que exibe animações voltadas ao público adulto no Canal Fox, incluindo Os Simpsons, O Rei do Pedaço e Futurama. Na minha opnião, até se parecem em estilo de apresentação, mas o conteúdo do Adult Swim é bem mais pesado e politicamente incorreto que o do Não Perturbe.




Portanto, a TV Paga tem muitas exclusividades, mas nem sempre isso é uma vantagem de fato pois, nem todos chegam a ter conhecimento de sua existência, restringindo-se a públçicos muito seletos, apesar de fiéis.
Por Mauricio Telles
................................................................................................................
Links:

2 comentários:

Rodrigo Mendes disse...

sempre tive curiosidade de assistir essa série vou procurar em DVD!

Rodrigo Mendes disse...

Ótimo texto Maurício.