quarta-feira, 21 de novembro de 2007

A INFLUÊNCIA DAS SÉRIES


Não é novidade para ninguém que algumas séries que passam na Tv Paga se tornam sucesso no mundo inteiro! Um exemplo claro disso, é "Lost" (assunto que já foi postado pela Grazi), "24 horas", "Smallville", "Heroes", "Friends"... (Que ficou de 94 à 04 no ar! E é exibido até hoje, em horário nobre na Warner!) Entre outros, que não chegam a tamanho sucesso, mas são bem conhecidas, como: "Roma", "Liptuck", "C.S.I", "The Shield", etc! E também tem aquelas antigas, que ninguém se esquece, como "Arquivo X"!

Mas a questão levantada, é: Como essas séries causam tanto impacto ao público? Seria pela forma de linguagem que elas utilizam?


Talvez seja, também por algumas interrogações que elas deixam ao terminar uma temporada! Parece que cada vez que estréia uma temporada, em vez de você entender melhor a história, você entende cada vez menos! Isso óbviamente faz com que desperte mais ainda a curiosidade do público! E também há a curiosidade de saber como surgiram tais coisas. Esse seria o caso de "Smallville". Acredito que a maioria das pessoas que assistem, é pelo fato de tentarem descobrir qual é a verdadeira origem do "Super Homem", e dos seus "atritos" com os princípais inimigos.


As séries prendem de tal forma o público que, pela internet é muito perceptível isso. Nós podemos ver com muita clareza em Fóruns, onde logo depois de lançada a última temporada de "Lost", já haviam comentários e suposições em relação as próximas temporadas que ainda nem estavam sendo "se quer" projetadas pelos produtores da série.


Isso é a quebra do Paradigma da Comunicação.


Hoje, o Receptor é também (sem dúvidas) Emissor e produtor de conteúdo. E também tem muita influência no que ocorre.


Por esse motivo também, talvez todo esse sucesso.


Talvez, não percebemos, mas com essas suposições e esses questionamentos, estamos "escrevendo" o Roteiro de alguns programas, e os "entregando de bandeja" aos Roteiristas que muitas vezes só adaptam o que escutam falar pelas ruas.


E, é daí que surge o sucesso, e algumas vezes as "consagrações" de algumas dessas séries.



Abraçossss...


Nicole Dalmazzo.

Um comentário:

Rodrigo Mendes disse...

Algumas séries deviam parar quando a estória fazia sentido. Claro que há excessões como "Freinds" e "Arquivo x" e de quebra "Os Simpsons" (que pra mim não deve terminar nunca!). No entanto "Lost" deve parar emquanto ainda há chance não pode acontecer muita coisa numa ilhas e os flash- back funcionam até um certo limite. Mas sem dúvida as séries hoje tem um grande investimento devido ao sucesso eu mesmo passei a assistir muito mais agora. Mas não dispenso nunca um filminho. Não gosto de "Smalville" acho que é um apêndice desnecessário do universo do homem de aço.
Adorei seu post Nicole junto com o da Grazi sobre a série "lost" quando o assunto é séries, novelas e filmes eu fico mais ligado.